Lei 71 de 2013

Lei 71 de 2013

 

A Lei 71 de 2013 de 2 setembro vem formalizar a regulamentação das sete áreas das Terapêuticas não Convencionais (TNC) para o exercício profissional onde está incluída a Homeopatia.

 

A Lei 71 de 2013 de 2 setembro sobre as TNC refere como sendo “práticas que partem de uma base filosófica diferente da medicina convencional e aplicam processos específicos de diagnóstico e terapêuticas próprias”. Fonte ACSS.

 

A Lei 71 de 2013 remete para o exercício da atividade profissional do Homeopata caracterizado na Portaria n.º 207-C/2014, de 8 de outubro

 

Homeopatia – Lei 71 de 2013 2 setembro

 

1 – A homeopatia é a terapêutica que utiliza, para prevenção e tratamento, medicamentos homeopáticos obtidos a partir de substâncias denominadas stocks ou matérias-primas homeopáticas, de acordo com um processo de fabrico descrito na Farmacopeia Europeia ou, na sua falta, em farmacopeia utilizada de modo oficial num Estado membro da União Europeia, e que pode conter vários princípios.

2 – Os princípios teóricos em que se baseia a homeopatia são, designadamente, a lei da semelhança, o princípio da duração da cura, o princípio do remédio único, a teoria da dose mínima infinitesimal e a teoria da doença crónica.

3 – A homeopatia trata as doenças com medicamentos que, numa pessoa saudável, produziriam sintomas semelhantes aos da doença.

4 –  Em vez de combater a doença diretamente, os medicamentos homeopáticos têm por função estimular o corpo a lutar contra a doença.

5 – Os medicamentos homeopáticos baseiam-se no princípio de que diluições de moléculas potencialmente ativas retêm a «memória» da substância original.

6 – Com o fundamento de que o «semelhante cura o semelhante», a homeopatia utiliza uma abordagem holística para o diagnóstico e tratamento dos sintomas do paciente, incluindo na sua prática a orientação da dieta e dos estilos de vida segundo os parâmetros homeopáticos.

7 – Os medicamentos homeopáticos têm como princípio a indução de um processo de reorganização das funções vitais, estimulando o mecanismo de autorregulação.

 

O Homeopata e o exercício da profissão

 

O Homeopata é o único profissional com formação e que está habilitado para a prescrição de medicamentos homeopáticos.

 

A Homeopatia é exercida exclusivamente pelo Homeopata que é o profissional com formação e responsável por esta área.

 

Princípios de conduta e ética:

 

a) Assumir uma conduta ética que tenha em vista a garantia da qualidade da prestação de cuidados de homeopatia;

b) Assentar a relação com o cliente na confiança e na informação, devendo saber comunicar de forma a construir e manter uma relação terapêutica;

c) Não causar dano deliberado ou prejudicar o cliente, em qualquer circunstância, no âmbito da sua profissão;

d) Encaminhar o cliente, sempre que necessário, para o profissional de saúde melhor habilitado a tratar a situação de saúde do mesmo;

e) Não criar falsas expectativas relativamente aos resultados esperados com o tratamento;

f) Não tratar pessoas com situações que se verifique não serem suscetíveis de qualquer melhoria do seu estado de saúde através da homeopatia;

g) Aplicar apenas os tratamentos úteis e necessários à manutenção ou recuperação da saúde da pessoa;

h) Elaborar um plano de tratamento que conte com a participação ativa e consentida do cliente, onde conste o prognóstico, os resultados a atingir, os métodos e técnicas terapêuticos utilizados e a avaliação regular do seu progresso;

i) Prestar cuidados homeopáticos de elevada qualidade, garantindo sempre a segurança do cliente;

j) Assegurar a oportunidade, a qualidade, o rigor e a humanização dos cuidados de saúde homeopáticos;

k) Garantir a confidencialidade da informação de saúde, bem como o sigilo, de acordo com as normas legais;

l) Aceitar a multiculturalidade, não pondo em causa o respeito pelo princípio da não discriminação dos pacientes, nomeadamente com base em ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual;

 

Formação contínua do Homeopata:

 

m) Dispor -se a participar na formação no âmbito da homeopatia, nomeadamente acolhendo estudantes e estagiários;

n) Assegurar a elaboração e a permanente atualização da informação de saúde, e registar os tratamentos efetuados;

o) Garantir o aperfeiçoamento profissional através da formação contínua.

 

Responsabilidade Civil Profissional:

 

O Exercício da atividade profissional de Homeopata está sujeito à obrigação de um seguro de acordo com a Portaria n.º 200/2014, de 3 de outubro

 

Regime isenção de IVA:

 

O exercício profissional da atividade de Homeopata está isenta de iva de acordo com a Lei nº 1/2017, de 16 de janeiro.

Gingko Biloba forte da PharmaNord

Gingko Biloba da PharmaNord

 

Conhece a acção do suplemento Gingko Biloba?

 

Os suplementos alimentares são importantes para o organismo quando existe a carência de determinados minerais, vitaminas e aminoácidos.

 

O nosso desempenho intelectual, físico, emocional está fortemente exposto diariamente a um elevado padrão de stress. Esta pressão faz-nos esquecer que somos seres humanos com limitações e reações diferentes de pessoa para pessoa. Projectamos grandes níveis de exigência em tudo o que fazemos e descuidamos a análise dos sinais e sintomas do nosso organismo.

 

A nossa mente não pára. Queremos estar em todo o lado, controlar tudo e todos. Quantas vezes por dia dizemos “já não me lembro do que ia dizer” ou “o que disseste à pouco?”. O nosso cérebro necessita de uma boa oxigenação, um coração forte para bombear o sangue e promover uma locomoção ativa.

 

Na atualidade tornamo-nos mais sedentários no caminhar, no pensar, no agir. Abrimos espaço às novas tecnologias onde o smartphone armazena e faz a gestão da nossa agenda. Trocamos a brincadeira de rua e o diálogo pela realidade virtual.

 

Já pensamos quantas horas do dia passamos a dormir, nos transportes de casa para o trabalho, e vice-versa, na lida da casa, no trabalho… já chegaram a uma conclusão? Seguramente dia após dia o nosso cérebro vai ficando cansado e com tanta dedicação a tudo não conseguimos recuperar a energia necessária.

 

Estudos sobre o Gingko Biloba

 

Estudos indicam que o Gingko Biloba contribui para uma melhor circulação sanguínea, melhor concentração cerebral, vascularização e performance física. O Gingko Biloba da PharmaNord contém a concentração necessária para ajudar o organismo a recuperar o stress diário a nível mental, emocional e físico.

 

A acção do suplemento é gradual com sinais bastante acentuados 3 semanas após o início. Outros relatos registados pelos doentes demonstram melhorias nas mãos e pés frios, melhor erecção e diminuição da ejaculação precoce.

 

Recomenda-se o devido cuidado na auto-medicação ainda que sendo um suplemento existem contra-indicações.

 

Homeopatia é Saúde para toda a família!

 

Sérgio Gomes

Homeopata

O que é a Homeopatia

O que é a Homeopatia

O que é a Homeopatia e o que se sabe sobre a mesma? Partilhamos um artigo que foi publicada na revista DentalPro e OftalPro da editora CodigoPro. Agradeço a oportunidade e saúdo esta equipa de excelentes profissionais.

Durante milhares de anos o ser humano foi estudando, testando, aperfeiçoando e eliminando várias formas de intervenção nos cuidados saúde. Documentos e livros relatam o sofrimento das pessoas em resposta aos tratamentos pouco ortodoxos da “arte de curar”.

Em virtude destas acções surgiu a Homeopatia. O interesse constante do ser humano na procura de tratamentos menos agressivos ao organismo. A Homeopatia deriva do grego, “Homoeos + Pathos”= “semelhante sofrimento ou doença”.

O que é a Homeopatia? A Homeopatia estuda o ser humano como um todo, caso a caso, analisando a causa dos sintomas da doença e não a doença.

É importante também conhecer a doença mas o fundamental é a causa. Significa que a aplicação do tratamento actua de forma a eliminar o problema pela “raiz” identificando a sua origem.

 

História da Homeopatia

 

Hipócrates (460-350 A.C) pai da Medicina escreveu “ao induzir sintomas semelhantes, uma doença é manifestada e através do medicamento semelhante, cura-se”. Este pensamento é um indicador para a ciência e um método aproximado da realidade dos nossos dias em que se baseia a prática da Homeopatia.

Samuel Hahnemann (1755-1843), médico alemão e pai da Homeopatia, reconheceu a pouca eficácia dos tratamentos terapêuticos da época. Num dos seus trabalhos de tradução de livros, Matéria Médica de Willian Cullen, experimentou as propriedades “curativas” da planta Chinchona officinalis. Nesta iniciativa verificou sintomas, sinais e características semelhantes à doença da malária demonstrando o primeiro princípio da Homeopatia, a Lei da similitude.

Em Portugal a Homeopatia é uma Terapêutica não Convencional na área da saúde regulamentada pela Lei nº 71/2013, de 2 de setembro, e a portaria nº 181/2014, de 12 de setembro1, que estabelece o acesso a uma cédula profissional para o exercício da profissão.

 

Princípios da Homeopatia

 

a) Lei similitude “o semelhante cura o semelhante”

Ao administrar um medicamento na pessoa saudável esta apresentará sinais e sintomas característicos da doença. Por outras palavras significa que quando prescrito o medicamento único, este ajudará o paciente a restabelecer a sua saúde.

 

b) Experimentação na pessoa saudável

Os medicamentos homeopáticos são testados apenas e somente em pessoas. São estas que conseguem transmitir por palavras o que sentem, de que forma, em que período do dia, da tarde ou noite, entre outras características.

 

c) Dose infinitesimal

Quanto mais diluído for o medicamento maior será o seu potencial terapêutico.

 

d) O medicamento único

Identificada a causa de uma enfermidade, o Homeopata prescreve um medicamento que reúna o maior números de sinais, características, sintomas observáveis e experimentados pelo doente.

 

Actuação do medicamento homeopático

 

O Infarmed é a entidade responsável pela autorização de introdução no mercado nacional dos medicamentos de uso humano. Igualmente pela supervisão, fiscalização no cumprimento dos requisitos de higiene, segurança, armazenamento e fabrico dos medicamentos homeopáticos. Os medicamentos estão disponíveis apenas em Farmácias e Parafarmácias.

Os medicamentos podem ser prescritos a bebés, crianças, gestantes, adultos e idosos. Estimulam os mecanismos de defesa do sistema imunitário actuando na origem da causa de um sintoma. Não apresenta efeitos secundários mas requer a orientação na prescrição por um Homeopata. A sua aplicação é individual, caso a caso, ajudando o paciente a restabelecer o seu estado de saúde a nível: Mental, Emocional e Físico.

 

O ensino da Homeopatia

 

A Homeopatia é uma área da saúde importante e credível como todas as outras regulamentadas. Afastada de qualquer misticismo, crenças, e outras orientações em nada relacionadas com a ciência e saúde.

O ensino é bastante exigente e fascinante seguindo um programa de estudos rigoroso nas valências da medicina, saúde e homeopatia. Evidência-se uma forte componente de investigação, prática laboratorial na preparação do Homeopata para o exercício da profissão.

 

Sabe o que é a Homeopatia?

Homeopatia é Saúde para toda a Família!

Sérgio Gomes – Homeopata

 

Referências bibliográficas:

1Portaria n.º 181/2014 – http://www.acss.min-saude.pt/Portals/0/Port_181_2014.pdf

Homeopatia em Medicina Dentária

Homeopatia em Medicina Dentária

A Homeopatia em Medicina Dentária é aplicada com maior frequência na atualidade. Partilhamos um artigo que foi publicada na revista DentalPro da editora CodigoPro. Agradeço a oportunidade de saúdo esta equipa de excelentes profissionais.

O setor da saúde reúne um grande número de profissionais habilitados para o exercício de funções específicas e generalizadas em vários domínios. Os cuidados de saúde ao doente destacam-se quando alcançamos a capacidade de compreender o momento em que cada profissional assume o seu papel principal.

A medicina dentária, assim como a homeopatia, compreende uma prática independente e diferenciadora das demais disciplinas das ciências médicas e da saúde. Mas a conjugação de ambas pode ser benéfica quando o enfoque está no paciente.

Com esta visão, procura-se valorizar a importância das equipas multidisciplinares, nos serviços de saúde, nomeadamente a intervenção da Homeopatia na Medicina Dentária.

 

Homeopatia: Profilaxia em Medicina Dentária

 

A ida ao dentista, segundo a opinião de alguns profissionais, devia iniciar-se desde tenra idade. A introdução de hábitos de higiene oral, a familiarização com o ambiente do consultório são importantes para uma melhor integração da criança.

A par destas iniciativas pedagógicas salienta-se a importância na intervenção profilática que ajudam a evitar complicações de saúde mais tarde. Felizmente, a medicina dentária tem evoluído e o despertar destes profissionais tem sido uma preocupação diária.

Mas não é apenas ao nível da odontopediatria1 que detectamos episódios de alguma ansiedade, nervosismo, medo ou aversão. É principalmente em idade adulta que se verifica uma maior predisposição à ocorrência destas situações. Esta condicionante pode estar relacionada com múltiplas contrariedades passadas ou presentes e a intervenção da homeopatia2 tem-se revelado de grande ajuda.

Vários estudos têm comprovado 3,4 e vão mais longe na sua aplicação antes, durante e após o ato clínico em medicina dentária.

 

Homeopatia: O tratamento dentário

 

São conhecidos os efeitos secundários dos medicamentos e as limitações na prescrição a alguns doentes. Cada vez mais o ser humano procura soluções integradas que, no sistema de saúde, potenciem uma resposta menos “agressiva” no seu organismo.

Nem sempre a causa de um problema dentário surge de forma tão visível, como por exemplo:

um dente partido ou uma cárie. Quase sempre a situação de enfermidade presente corresponde a um episódio que, se foi desenvolvendo, sem que o doente percebesse.

As doenças crónicas são o desenrolar de estados agudos. No seu devido tempo não foram devidamente solucionadas por várias razões. Homeopatia apresenta uma resposta em estados agudos e crónicos em patologias como: abcesso, úlceras, estomatite, cárie, oclusão, gengivite, periodontite5 e outros estados inflamatórios.

 

Conclusão: Homeopatia em Medicina Dentária

 

Portugal tem um longo caminho a percorrer.  Em países como o Brasil e Inglaterra a aplicação da homeopatia em medicina dentária desenvolve-se há várias décadas.

A profissão de homeopata5 surge agora mais fortalecida com a emissão de uma cédula profissional, pela ACSS6, e na validação das competências académicas ao nível do ensino superior universitário em Portugal. Esta complementaridade abre caminho a novas perspetivas que ampliam e melhoram os cuidados de saúde prestados ao utente.

 

Homeopatia é Saúde para toda a Família!

Sérgio Gomes – Homeopata

 

Referências bibliográficas:

  1. Homeopatia no controle do medo e ansiedade no tratamento odontológico infantil – http://files.bvs.br/ upload/S/1983-5183/2012/v23n3/a2760.pdf
  2. Samuel Hahnemann, médico e pai da homeopatia, no seu livro “Organon of Medicine”, primeiro e segundo aforismo: “o restabelecimento da saúde deve ser um processo rápido, o menos agressivo que permita eliminar a causa da doença permanentemente”
  3. Avaliação do uso de ansiolítico homeopático em procedimentos odontológicos como droga alternativa aos benzodiazepínicos – http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&nextAction=lnk&base=LILACS&exprSearch=466452&indexSearch=ID&lang=p
  4. Homeopathic prescribing for chronic and acute periodontal conditions in 3 dental practices in the UK – http://www.homeopathyjournal.net/article/S1475-4916(13)00043-X/abstract
  5. Portaria n.º 207-C/2014 – http://www.acss.min-saude.pt/Portals/0/0000500006.pdf
  6. Portaria n.º 181/2014 – http://www.acss.min-saude.pt/Portals/0/Port_181_2014.pdf

Gravidez e Exercício Físico

GRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO 

 

Muito se debate sobre a gravidez e exercício físico. A maternidade é uma fase da vida da mulher aguardada com grande expectativa. O desejo de ser mãe é uma experiência que deve ser bem planeada e vivida com todo o amor. A mulher tem as suas particularidades e cada uma vive um momento, antes, durante e pós-parto, de forma diferente.

As transformações hormonais, ao longo da gravidez, anunciam comportamentos que são interpretados e ajustados ao ritmo de vida da mulher.

Estas manifestações comportamentais levam a hábitos alimentares menos correctos e originam algumas complicações para a mamã e bebé. A preocupação com uma gravidez saudável tem vindo, felizmente, a ser um ponto fundamental no planeamento da gestante.

É recomendado que a grávida deixe de fumar, de beber bebidas alcoólicas e tenha uma alimentação equilibrada sem exageros. Promova um estilo de vida tranquilo, não recorra a estimulantes e desenvolva alguma actividade física.

 

A gravidez e exercício físico para uma melhor Saúde

 

A actividade física não significa propriamente intensidade de exercícios, horas diárias de treino ou expor ao mínimo risco o seu corpo e o bebé.

Observam-se com frequência nas redes sociais alguns vídeos exagerados de exercício físico durante a gravidez. Tudo parece bem e esconde-se o que corre menos bem. Mas o que preocupa as mulheres é a maternidade ou o “culto do corpo” na procura de uma aparência física perfeita?

Em Inglaterra tive oportunidade de exercer a actividade de Personal Trainer e realizar um estudo sobre a Homeopatia, o treino físico e os suplementos desportivos. Algumas grávidas exageravam nos exercícios de livre vontade, outras eram acompanhadas por um personal trainer e outras eram a própria personal trainer.

Praticamente todas as mulheres substituíam os alimentos sólidos por suplementos alimentares na forma de batidos. A dieta alimentar era muito baixa em calorias (500 a 1200 por dia) tendo em conta a gravidez, a actividade profissional, o estilo de vida social e a prática de desporto.

Observei no ginásio pequenos acidentes decorrentes destas práticas. Em conversa com algumas mulheres consegui perceber as suas motivações e a reflexão resultou numa mudança responsável sobre as ideias que antes tinham.

Em tudo é necessário existir um equilíbrio na escolha da melhor solução para si. Conheça-se melhor enquanto mulher, pessoa, aplique as mudanças necessárias e escute o que o seu organismo transmite todos os dias. A resposta está sempre em cada um de nós.

Homeopatia é Saúde para toda a Família!

Sérgio Gomes – Homeopata

Saúde da Criança

Saúde da Criança

 

A Homeopatia actua no fortalecimento do sistema imunitário protegendo a criança das infecções.

As crianças estão muito mais expostas a alergias e infecções devido há fragilidade do seu sistema imunitário que se encontra em fase de adaptação às mais diversas formas de “ataque e defesa” do próprio organismo.

A chegada da estação do Outono e Inverno fragilizam particularmente as crianças, e não só, sendo a intervenção da Homeopatia uma ajuda quer sobre a forma preventiva quer no tratamento em estados agudos e crónicos.

 

Homeopatia na Saúde da Criança:

 

Ansiedade, insónia, fobias e medos, infecção urinária, hiperactividade, tosse, gripe, alergias, eczema, obstipação, cólicas, amigdalite, faringite, sinusite, rinite, epistaxis, febre, otite, dentição, bronquite, sarampo, varicela, escarlatina, psoríase, meningite, anemia, doença celíaca, gastrite, desnutrição…

 

Homeopatia é Saúde para toda a Família!

Sérgio Gomes – Homeopata

A consulta de Homeopatia

A consulta de Homeopatia

Durante a consulta de Homeopatia o Homeopata procura estudar a causa dos sintomas da doença e não a doença. A aplicação do tratamento actua de forma a eliminar o problema pela raiz através da identificação da sua origem.

 

É fundamental conhecer a causa da limitação do doente para melhor compreender de que forma podemos actuar terapeuticamente. O doente deve estar preparado para dialogar com o Homeopata para que existe um melhor estudo do seu caso.

 

O Homeopata irá questionar o doente sobre aspectos chave que lhe permitam identificar a causa da limitação do doente. A consulta de Homeopatia tem uma duração longa. Contempla um estudo rigoroso sobre o histórico clínico desde que nasceu até ao presente.

 

Para a consulta de Homeopatia o doente pode fazer-se acompanhar de um familiar ou por uma pessoa amiga.

 

Quando pesquisar por uma consulta de Homeopatia procure conhecer bem se o profissional é mesmo Homeopata ou se exerce várias actividades em simultâneo. Verifique quem é o Homeopata, a sua formação académica, a experiência profissional.

 

O Homeopata é o único profissional que está habilitado para o exercício da Homeopatia. Se vai a uma consulte de Homeopatia é com um profissional de Saúde Homeopata e não outro profissional. O Homeopata é o único profissional responsável pela prescrição de medicamentos homeopáticos.

 

Através da consulta de Homeopatia o Homeopata pode avaliar e diagnosticar o doente com com recurso ou não a medicamentos homeopáticos. A acção destes medicamentos procura estimula os mecanismos de defesa do sistema imunitário sendo prescritos a bebés, crianças, adultos e idosos.

 

A consulta de Homeopatia à distância ou por vídeo-conferência não existe. A consulta de Homeopatia realiza-se presencialmente com o doente. A sua aplicação é individual, caso a caso, ajudando o doente a restabelecer o seu estado de saúde a nível: Mental, Emocional e Físico.

 

A Consulta de Homeopatia Saúde da Criança

 

A consulta de Homeopatia na Saúde da Criança é orientada para actuar no fortalecimento do sistema imunitário protegendo a criança das infecções.

As crianças estão muito mais expostas a alergias e infecções devido há fragilidade do seu sistema imunitário que se encontra em fase de adaptação às mais diversas formas de “ataque e defesa” do próprio organismo.

A chegada do inverno e as primeiras idas ao infantário podem dar origem a alterações no estado de saúde das crianças. A intervenção da Homeopatia ajuda quer sobre a forma preventiva quer no tratamento em estados agudos e crónicos.

 

A consulta de Homeopatia Saúde da Mulher

 

A consulta Homeopatia na Saúde da Mulher acompanha a mulher em diferentes momentos da sua vida. Antes, durante e após o parto. Aplicação segura durante a gravidez em mães que amamentam e para os bebés.

 

Nas infecções urinárias, menopausa, tiróide, distúrbios intestinais, estômago, artrite, reumatismo, depressão, menstruação, enxaqueca, entre outras.

 

A consulta de Homeopatia Saúde no Desporto

 

Consulta Homeopatia Saúde no Desporto é orientada para o tratamento de lesões e cuidados de saúde em geral dos atletas amadores ou profissionais.

O contributo da Medicina Homeopática tem crescido na intervenção terapêutica em áreas desportivas como: Futebol, Basquetebol, Halterofilismo, Culturismo, Fitness, Rugby, Natação, Dança, Atletismo, Voleibol, Ciclismo, Judo, Ténis, Canoagem…

A intervenção da Homeopatia na prática desportiva tem demonstrado ser uma solução para o tratamento de lesões, no fortalecimento muscular e como profilaxia ao longo do percurso desportivo do atleta.

 

A consulta de Prescrição de Exercício Físico

 

Nem todos os Homeopatas ou demais profissionais de sáude estão habilitados para a condução ou prescrição de exercício físico. É necessário realizar algumas especializações e estar na posse de cédula que comprovem esses conhecimentos.

O Homeopata Sergio Gomes é um profissional certificado com a cédula TPTEF – Título Profissional Técnico Exercício Físico. Está certificado como Personal Fitness trainer pela ISSA – International Sports Science Association.

Tem experiência de vários anos na condução de exercício e prescrição de exercício físico para atletas amadores, profissional, forças de segurança, militares em Portugal e Inglaterra.

 

A consulta de Homeopatia é Saúde para toda a Família!

Sérgio Gomes – Homeopata

Saúde da Mulher

Saúde da Mulher

 

A Homeopatia é prescrita antes, durante, após a gravidez e em mães que amamentam.

Infertilidade e Gravidez: preparação para o parto, durante a gravidez e o pós parto.

 

Como pode ajudar a Homeopatia:

 

Constipação , hemorróidas, eclâmpsia e pré-eclâmpsia, náuseas e vómitos, dor lombar, depressão pós parto, menstruação, menopausa, problemas urinários, insónia, alergias, ansiedade, vaginite, quistos e fibromas, tiróide …

Sérgio Gomes – Homeopata